SAIBA QUAL A DIFERENÇA ENTRE ACTIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO


Mexer o corpo é essencial para gastar calorias e cuidar da saúde, no entanto, existem diversas formas de o fazer.

Os benefícios da prática desportiva para a saúde e para a qualidade de vida são amplamente divulgados nos meios de comunicação. Porém, é preciso mais que a prática diária: as pessoas precisam se tornar mais activas ao longo do dia, realizando movimentos corporais para escapar do sedentarismo.

O sedentarismo é a diminuição, a falta ou a ausência da prática de exercícios físicos. Realizar pouca ou nenhuma actividade motora que gere algum gasto calórico relevante pode provocar diversas consequências, como por exemplo, o surgimento de doenças. Desta forma, uma pessoa sedentária não é aquela que não pratica actividade física regular, mas sim, a que possui um comportamento diário caracterizado pela quantidade de tempo destinado a um conjunto de actividades que não aumentam significativamente o gasto energético em relação ao repouso.

Movimentar o corpo é essencial para gastar calorias, não acumular quilos extras e também para manter o aparelho cardiovascular a funcionar devidamente. No entanto, as formas de o fazer variam bastante. Nem todos sabem, mas a actividade física e exercício físico, embora ambos sejam benéficos, não são a mesma coisa. Vamos conhecer a diferença entre eles?

Actividade Física

A actividade física é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos, que nos causam um gasto energético acima do que teríamos em repouso. Ou seja, ela é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos a descansar. Actividades quotidianas como andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cão, descer as escadas de casa, brincar com os filhos, levantar para atender o telefone ou cuidar do jardim, pode ser considerada uma actividade física.

Em resumo, a actividade física não é algo sistematizado ou programado, simplesmente ocorre pela necessidade natural do ser humano e existir e se relacionar com seu meio e seu estilo de viver. Quem automatiza a sua vida em excesso com controlos remotos ou telefones sem fios, quem usa o carro para tudo e evita qualquer tipo de esforço, certamente poderá ter prejuízos na saúde e ganhar uns quilos extras em médio e longo prazos.

 

Exercício Físico

O exercício físico é uma sequência sistematizada de movimentos, que são executados de maneira planeada e possuem um objetivo específico. Ela é repetitiva e deve ser feita com a ajuda de um profissional, porque somente ele pode determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objectivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa.

O exercício serve para equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir de maneira mais rápida o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuição da pressão arterial e prevenir o surgimento de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Os desportos propostos pelo professor de Educação Física como futebol, basquetebol, atletismo ou até mesmo a dança ou ginástica, entram nesta classificação.

Importância de ambos

Tanto a actividade física como os exercícios físicos promovem benefícios para a saúde como controle de peso, diminuição da pressão arterial, redução do stress, prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, desde que sejam realizadas regularmente.

Os dados atuais da OMS (Organização Mundial de Saúde) defendem que um individuo deve incluir semanalmente 3 a 5 períodos de 30 minutos de exercício físico para ser considerado activo e alcançar esses benefícios, configurando assim os 150 minutos de actividade física por semana, seja de forma contínua ou intercalada.

Mesmo que fazer um treino com o auxílio de um profissional possa trazer resultados mais rápidos, não fará diferença para a sua saúde se você está a realizar meia hora de caminhada rápida ou faz um passeio com o cão pelo mesmo período. O ideal é encontrar algo que dê prazer e fazer de forma contínua.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), considera o sedentarismo a doença do século, e bastam apenas alguns minutos por dia para evitar que esse mal atinja você ou seus alunos. É muito importante conversar com as crianças e jovens sobre a importância de se tornar uma pessoa, e no futuro, um adulto activo.

Procure um profissional do Fitness num estabelecimento que ofereça qualidade suficiente para evoluir adequadamente.

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