QUESTÃO RESPOSTA: PRATICO DESPORTO MAS ESTOU A ENGORDAR. O QUE DEVO FAZER?


Segundo um estudo sobre atividade física, as pessoas com um estilo de vida sedentário perdem muito menos peso do que seria esperado, tendo em conta a quantidade de calorias gastas, assim que se iniciam no mundo do exercício físico. Em declarações dadas ao New York Times no final de novembro, Eric Ravussin, professor na Pennington Biomedical Research Center, diz mesmo que o exercício por si só tem pouca utilidade na perda de peso.

A grande maioria das pessoas vão para o ginásio com o mesmo objetivo: praticar desporto para perder peso ou simplesmente evitar ganhá-lo. No entanto, há inúmeras pessoas que se surpreendem ao aumentar de peso associando desporto ao seu regime. A que se deve este fenómeno? O desporto emagrece ou engorda? Como se pode acelerar a perda de peso?

E porquê? Porque suar a camisola abre o apetite. Quando alguém inicia uma nova rotina de treino o seu organismo começa a bombear elevados níveis de hormonas que aumentam o apetite e tudo piora se fizer exercícios aeróbicos. Andar de bicicleta, nadar ou andar vão fazê-lo sentir muita fome e vai acabar por ingerir as mesmas calorias (ou mais) do que as que perdeu. É uma questão de fazer as contas: se andar 30 minutos vai perder cerca de 100 calorias, e se beber um batido logo a seguir vai ingerir o dobro ou o triplo.

Como é que o desporto pode fazer engordar?

Quando volta a realizar uma atividade física, desenvolve os seus músculos e aumenta a massa muscular, o que significa que irá pesar mais. No entanto, isto não impede de forma alguma que a massa gorda diminua: continua a emagrecer enquanto aumenta ligeiramente de peso. O mesmo se aplica às pessoas que praticam uma atividade física intensa: é possível constatar um aumento de peso, uma vez que o desporto aumenta a massa muscular, mais pesada do que a massa gorda. O músculo é um tecido com um peso significativo, daí que se possa aumentar 1, 2 ou mesmo 3 kg na balança.

O desporto emagrece?

O que deve reter é que praticar desporto ajuda a reduzir a gordura corporal em complemento de uma alimentação equilibrada. Além disso, o desporto permite estabilizar o peso, o comportamento alimentar, o bem-estar físico e mental. A atividade física aumenta o gasto energético global, o que é indispensável para perder peso ou mantê-lo após um regime. A atividade física estimula a fonte da gordura corporal, que é utilizada como combustível durante o esforço. Também diminui o risco de diabetes, ao reduzir a resistência à insulina, o que diminui a taxa de açúcar no sangue, a glicemia. Por último, o desporto é excelente para a saúde cardiovascular, pois ajuda a diminuir a tensão arterial e aumenta a taxa de colesterol bom.

Como certificar-se de que o desporto diminui a gordura corporal?

Para o convencer disso, pode determinar a sua impedância, ou seja, conhecer as quantidades de músculos e de gorduras que compõem o seu peso. Algumas balanças modernas permitem conhecer este valor. Os profissionais de saúde também podem medi-la no âmbito de uma análise de impedância bioelétrica, que utiliza elétrodos colocados em várias zonas do corpo.

O que é necessário fazer para perder peso graças ao desporto?

Para perder peso, varie as suas atividades e sobretudo associe um trabalho de desenvolvimento muscular a uma atividade de cardio-training. Por um lado, o desenvolvimento muscular serve para aumentar o metabolismo de base, permitindo-lhe queimar mais calorias em repouso e durante o exercício. Por outro, o cardio-training serve para a lipólise, ou seja, “a utilização” da massa gorda como energia. Realize sequências de trabalho de uma hora com 50% desenvolvimento/50% cardio, 3 vezes por semana (idealmente).

Resumindo, começar a fazer exercício físico pode na verdade fazê-lo comer mais, mexer-se menos, ingerir mais calorias e ganhar peso (e não estamos a falar daquele associado ao desenvolvimento dos músculos). A solução? Fazer exercício, sim, mas controlar aquilo que come com um plano de alimentação saudável.

Não se esqueça de privilegiar uma alimentação equilibrada (proteínas, legumes, farináceos, por 1/3 de cada), coma frutos para consumir as vitaminas necessárias e não petisque entre refeições. Caso consuma mais calorias do que as que o seu organismo necessita (em média 2000 calorias por dia para uma mulher, 2500 para um homem), terá dificuldade em compensar o seu gasto energético com uma atividade física. Praticar desporto não significa poder comer mais gorduras, sem engordar… A atividade física por si só não justifica a ingestão de açúcares, daí que, se quer emagrecer, seja necessário limitar os excessos.

Como terá compreendido, é possível aumentar de peso praticando desporto. Este fenómeno deve-se ao aumento da massa muscular, ou seja, o desenvolvimento do volume dos seus músculos. Isto não significa que não perca massa gorda, mas que reequilibra o todo. Para emagrecer mais depressa, aposte na dupla de sucesso: reforço + cardio-training. Por último, lembre-se que uma alimentação demasiado calórica ou com demasiadas gorduras pode parar a perda de peso. Por isso, coma com moderação!

In Observador.pt / domyos.pt


OFERTA TREINO EXPERIMENTAL