O QUE É A MODALIDADE TAEKWONDO?


Taekwondo é um termo que deriva do coreano e que faz referência a uma arte marcial da mesma origem. Este desporto combina técnicas do kung fu, do karate-do e de outras modalidades mais antigas.

A expressão é composta por três termos: tae (referindo-se à utilização dos pés), kwon (relacionado com os braços e punhos) e do (noção filosófica relacionada com o caminho para a perfeição). A frase “tae kwon do”, por conseguinte, alude ao uso dos pés e das mãos numa técnica que, por extensão, não recorre a qualquer armamento.

À semelhança de outras artes marciais, no taekwondo existem cintos que reflectem o grau de destreza alcançado pelo praticante. Uma vez que o atleta alcança o cinto negro (grau mais alto), pode continuar a avançar até chegar ao 9º DAN, que é a qualificação mais alta. Compete ao instrutor avaliar se o aspirante pode ou não avançar de grau.

O uniforme de taekwondo inclui, para além do cinto, um traje de prática. Esta arte marcial pode ser praticada com calçado especial ou mesmo descalço.

É importante destacar que existem duas grandes variantes do taekwondo: o taekwondo ITF (da International Taekwondo Federation) e o taekwondo WTF (da World Taekwondo Federation).

Desde 2000, o taekwondo WTF faz parte dos Jogos Olímpicos (antes, por duas vezes, havia sido apresentado como exibição no mesmo evento). Por isso, esta modalidade também é conhecida sob a designação de taekwondo olímpico. A WTF, por outro lado, organiza o Campeonato Mundial de Taekwondo.

O treino de Taekwondo vai muito mais além do que ensinar alguém a Lutar… ensina disciplina e autocontrole. O Combate não é o principal, mas sim as qualidades morais e técnicas assimiladas nos treinos….

Público-alvo:
O Taekwondo pode ser praticado por todas as idades, tendo objectivos fundamentais para cada faixa etária.

Benefícios de treinar Taekwondo:
Trabalha a coordenação física e motora, flexibilidade, equilíbrio e concentração;
Promove a boa forma física, em detrimento do excesso de peso, e desenvolve a capacidade atlética;
Desenvolve a capacidade de defesa pessoal;
Desenvolve o espírito de grupo, através do treino com os colegas, e promove a disciplina. Os atletas aprendem a fazer o que lhes é solicitado e, assim, desenvolvem também a autodisciplina, através da definição de objetivos e esforço para atingi-los;
Promove a autoconfiança e a autoestima;
As atividades e a interação das aulas privilegiam o desenvolvimento de características como a coragem, humildade, destreza e autocontrole;
Promove a cortesia e o respeito pelo instrutor, pelos colegas e por si próprio.

Taekwondo e as crianças
Como podem as crianças beneficiar com o Taekwondo
Taekwondo é uma atividade de aprendizagem total. As aulas são concebidas de acordo com a idade e nível de conhecimento da criança. Começam com treinos básicos de Poomsaes (formas de defesa e ataque), quebras, técnicas de pernas e de braços, o que irá melhorar a coordenação física, flexibilidade, equilíbrio e capacidade mental da criança.
Taekwondo desenvolve a capacidade atlética da criança e a sua atenção bem como a sua capacidade de defesa pessoal, autodisciplina e autoestima. Para a criança o Taekwondo permite também um desenvolvimento moral. As crianças aprendem a respeitarem-se a elas mesmas e aos outros. A autodisciplina, consequência de aprender e praticar as técnicas reflete-se geralmente noutras áreas da vida da criança. Na escola melhoram frequentemente, pois aprendem a focalizar objetivos e a trabalhar para a sua realização. A autodisciplina que Taekwondo desenvolve fornece às crianças a capacidade necessária para resistir a pressões.

Taekwondo e pessoas da terceira idade (adulto sénior)
Taekwondo é não só uma arte marcial desenvolvida para os mais novos, mas também para os mais idosos.
A prática de Taekwondo para as pessoas da terceira idade (adulto sénior) e adultos sedentários visa prevenir ou restaurar gradualmente as perdas físicas decorrentes do passar dos anos ou falta de exercício, tais como a flexibilidade, equilíbrio, reflexos cognitivos, osteoporose, etc. Os exercícios aeróbicos, juntamente com exercícios posturais, uso intenso de pernas e braços, alongamentos, com práticas lúdicas, retornam a memória corporal, refazendo o bem-estar e a alegria de viver. É uma forma de readquirir a qualidade de vida.

Taekwondo e pessoas portadoras de deficiência
Taekwondo tem como objetivos principais a busca pelo equilíbrio psicológico/fisiológico e a consequente autonomia sobre esse equilíbrio, além de poder auxiliar a criação de pessoas fortes e independentes. Sendo assim, o objetivo do Taekwondo não é só formar campeões nas competições, mas pessoas que vençam todos os dias os seus problemas sociais. Estes podem ser tratados ou evitados e os seus efeitos colaterais minimizados através da prática desta modalidade, de forma a melhorarem a própria vida, com uma melhor formação corporal e espiritual.
O Taekwondo para a pessoa portadora de deficiência, desenvolve a nível motor a velocidade, a agilidade, a força, o equilíbrio, a coordenação, a resistência, a flexibilidade e a condição cardio-respiratória. Ao nível cognitivo aperfeiçoa o raciocínio, atenção, concentração e a disciplina mental. Quanto ao nível afectivo melhora a socialização, espírito de luta, controlo de ansiedade e autoconfiança.
Vemos então como o Taekwondo está ligado aos problemas diários vividos pelo indivíduo em condição de deficiência, e como ele precisa de auxílio para a superação dessas dificuldades. Sendo assim, concluímos que estes elementos em conjunto, proporcionam ao portador de deficiência a oportunidade de trabalhar a coordenação motora e espacial, tratando-se de uma forma invulgar e motivadora de este explorar a atividade motora.

O GENERATIONFITCENTER tem como professor desta modalidade um profissional federado e certificado pela KUKKIWON – WORLD TAEKWONDO HEADQUARTERS.

Apostamos na qualidade máxima para os nossos clientes.

#GENERATIONFITCENTER


OFERTA TREINO EXPERIMENTAL