Lançamento de novas estimativas globais sobre os níveis de atividade física em adultos
É URGENTE MUDAR HÁBITOS!!!
5 de setembro de 2018
Novos dados publicados no The Lancet Global Health mostram que mais de um em cada quatro adultos no mundo (28% ou 1,4 bilhão de pessoas) são fisicamente inativos. No entanto, isso pode ser tão alto quanto um em três adultos inativos em alguns municípios.
O documento, de autoria de quatro especialistas da Organização Mundial de Saúde, relata dados que atualizam as estimativas de 2008 sobre os níveis de atividade e, pela primeira vez, relata análises de tendência mostrando que, globalmente, o nível global de inatividade em adultos permanece praticamente inalterado desde 2001.
As mulheres eram menos ativas que os homens, com uma diferença de mais de 8% no nível global (32% homens vs 23%, mulheres). Os países de alta renda são mais inativos (37%) em comparação com os países de renda média (26%) e de baixa renda (16%).
Esses dados mostram a necessidade de que todos os países aumentem a prioridade dada às ações nacionais e subnacionais para fornecer os ambientes que apoiam a atividade física e aumentar as oportunidades para pessoas de todas as idades e habilidades de serem ativas todos os dias.
O novo Plano de Ação Global para Atividade Física estabelece a meta de reduzir a inatividade física em 10% até 2025 e 15% até 2030.
A inatividade física regular aumenta o risco de saúde precária, incluindo doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro e diabetes, quedas e doenças mentais. A publicação dos níveis de participação em crianças e jovens está próxima.
in: http://www.who.int/ncds/prevention/physical-activity/lancet-global-health-insufficient-physical-activity-2001-2016/en/