Aulas de grupo: vantagens do treino em grupo


O treino em grupo oferece várias vantagens físicas, sociais e anímicas. Se bem que é certo que podes estabelecer rotinas de treino individual e cumpri-las rigorosamente, não é menos verdade que as aulas de grupo no ginásio são muito mais estimulantes e possuem um carácter socializador muito proveitoso. Assim, a formação de grupos de trabalho desportivo compostos por pessoas de idades, características físicas e objetivos similares torna-se extremamente motivadora e dá lugar a uma coesão e influência grupal entre os desportistas que favorecem o logro das metas estabelecidas.

Portanto, podemos enumerar as vantagens do treino em grupo deste modo:

  • As pessoas com pouca força de vontade sentem-se motivadas pela influência coletiva. Estudos científicos demonstraram que o ser humano multiplica o seu rendimento na presença de outras pessoas, motivo pelo qual o trabalho físico no ginásio aumenta a sua eficácia graças às aulas de grupo. O absentismo, por outra parte, torna-se limitado por esse controlo que (mediante piadas, alentos e vínculos emocionais) potencia o treino em grupo. Sem dúvida, é mais habitual deixar de fazer desporto um dia, quando ninguém te espera, que quando os teus companheiros te vão perguntar as causas da tua ausência.
  • Quando te pões retos a curto ou médio prazo – como a perda de peso ou o incremento do volume muscular – , o treino em grupo favorece a competitividade e o estímulo mútuo. Os estados de ânimo positivos dos companheiros impulsionam o teu dinamismo, reforçam a tua vontade e, como tal, ajudam-te a melhorar o logro dos objetivos.
  • O trabalho em grupo no ginásio torna-se muito mais fácil e divertido. A conversa, o contacto com outras pessoas, a interação e a interelação mútua eliminam o tédio e favorecem um treino mais intenso, prolongado, eficaz e com uma menor sensação de cansaço ou fastio.
  • Nas aulas de grupo, por outro lado, a direção de profissionais ajuda a otimizar os exercícios realizados. De maneira que recebes uma atenção personalizada, quando é necessário, e aproveitas o exemplo dos companheiros, para melhorar as carências. O treino em grupo, desde logo, produz um intercâmbio de experiencias e sensações enriquecedor, motivador e muito positivo. Assim, o treinador ou os teus companheiros detetarão os teus maus hábitos avisar-te-ão, além de te oferecer o seu exemplo e os seus conselhos, para erradicar esses vícios adquiridos e potenciar o rendimento do teu treino.
  • Por último, e desde um ponto de vista anímico e social, se participas em aulas de grupo, conhecerás gente nova, compartirás com outros uma relação periódica intensa e de coesão e criar-se-ão laços de amizade e vínculos. O sentimento de posse ao grupo, sem dúvida, intensifica todos os benefícios que já citámos e permite-te ampliar o teu círculo de amizades.

O que trabalhar nas aulas de grupo

Na realidade, o treino em grupo é apropriado para todo o tipo de atividades, exercícios e grupos musculares. Se é verdade que as aulas de grupo mais frequentes se centram na exercitação aeróbica, não é menos verdade que os desportistas experientes costumam criar um grupo de trabalho, de duas ou três pessoas, para levar a cabo todas as suas rotinas. Um dos treinos grupais mais adequados para todo o tipo de pessoas é a realização de abdominais. O que, desde sempre, é um trabalho rotineiro, aborrecido e exigente converte-se em aulas de grupo numa experiência partilhada que permite multiplicar o esforço, a resistência, a capacidade física e a motivação global. A constância, desta forma, converte-se num hábito exigido, em certo modo, pela presença do grupo. Terás, a todo o momento, a certeza que de estás a realizar bem todos os exercícios.

Quando o que queres é melhorar a força muscular, de maneira isolada ou como complemento aos exercícios individuais no ginásio, existem aulas de grupo, como o body pump, realmente positivas. O treino em grupo para ganhar resistência muscular, através de spinning ou de indoor walking, por exemplo, também se beneficia todos estes atributos de treino em equipa. De igual modo, nos centros desportivos, costumam criar-se grupos de corrida para runners. O nível de implicação, compromisso e assistência dos corredores é muito maior, quando correm em grupo. As inclemências meteorológicas deixam de ser uma desculpa, se combinaste uma corrida com outros corredores (normalmente amigos).

Outra área de trabalho que as aulas de grupo otimizam é a relação corpo mente. Atividades como Pilates e Yoga adquirem a sua máxima expressão graças ao treino em grupo, que permite – por meio do exemplo, da influência e dos estímulos partilhados – maior consciencialização e implicação pessoal.

Benefícios de nos exercitarmos em grupo

Na altura de trabalhar na sala do ginásio, com as máquinas de fitness ou musculação, também se é interessante organizar grupos de duas ou três pessoas que compartam a mesma atividade. Desta forma, podes trabalhar pernas, dorsais, ombros, costas, lombares ou qualquer zona muscular. Este tipo de treino em grupo, baseado na alternância dos desportistas, incorpora à exercitação momentos de descanso e recuperação periódicos, ao mesmo tempo que alimenta um maior rendimento físico – as pessoas sempre se esforçam mais em presença de outros – e intercâmbio de experiências certamente produtivo.

Definitivamente e a moda de resumo, podemos concluir que as aulas de grupo e o treino em grupo são especialmente recomendáveis para as pessoas com vontade débil, as quais graças à companhia se sentem estimuladas e muito mais animadas para a prática desportiva. A obtenção de novos amigos e esse extra de convivência estimulante são as vantagens sociais do desporto em grupo. Os desportistas, graças a ele, sentem-se muito mais animados, motivados e centrados na sua atividade. O processo de trabalho físico torna-se muito mais seguro graças à correcção dos professores e companheiros, o seu exemplo e a sua capacidade de imitação que tu também tens. Como consequência, o rendimento físico total costuma ser muito maior e poderás comprová-lo.

In Blog Virgin Active


OFERTA TREINO EXPERIMENTAL