A atualidade do FITNESS


­­Atualmente, cabe aos profissionais do exercício físico a procura de novas formas de inovar na atividade física conduzida como forma de melhorar a saúde. A formação constante é um mecanismo que nos permite informar e melhor apoiar os objetivos que nos são colocados diariamente por quem deseja obter uma melhoria na qualidade de vida. Temos assistido nos últimos anos a uma procura mais ativa pelos estabelecimentos de Fitness com objetivo de conseguir de alguma forma obter as tão desejadas melhorias físicas e mentais.

É dado certo, que a atividade física faz bem à saúde e reduz em muitos casos a necessidade de recorrer aos fármacos. Estudos recentes vêm comprovar que mesmo em patologias oncológicas se conseguem resultados fabulosos na redução da dor na fase de tratamento! Uma das patologias que também beneficia com a atividade física como forma de controlar valores de açúcar no sangue é a diabetes, voltaremos a falar neste tema muito em breve.

A vida é cada vez mais exigente e deixa-nos sem tempo para realizar o que nos faz bem e mantém mais activos, impõe-nos cada vez mais a necessidade de ter um «refúgio» para libertar o stress, socializar e obter níveis de felicidade em atividades de grupo.

Tudo isto exige também aos profissionais do exercício físico serem cada vez melhores, numa área em constante evolução a procura pelo bom já não é suficiente.

Como já é do conhecimento de todos, está na moda caminhar como meio de melhorar a capacidade física do indivíduo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem sensibilizando os diferentes países membros quanto à necessidade emergencial de modificar o estilo de vida sedentário e praticar atividade física regular, a fim proporcionar maior qualidade de vida.

Podem ver as recomendações aqui:

http://www.who.int/dietphysicalactivity/physical-activity-recommendations-5-17years.pdf

http://www.who.int/dietphysicalactivity/physical-activity-recommendations-18-64years.pdf

http://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_olderadults/en/index.html

Existem inúmeras formas de melhorar a condição física, mas para isso acontecer é necessário haver um desgaste calórico elevado, algo que não acontece quando simplesmente caminhamos. É necessário aumentar a intensidade do exercício para obter valores significativos.

As atividades de aulas de grupo fornecem o que precisamos em termos de objectivos. São desenhadas para um fim e programadas para atingir determinado valor energético em termos de gasto calórico. O HIIT, aula de grupo que utiliza metodologias de alta intensidade, é pela sua estrutura uma aula pela qual se consegue facilmente atingir o desenvolvimento em todas as capacidades motoras, bem como um gasto calórico elevado. Também o Treino Funcional, de uma forma menos intensa consegue fazer com que os praticantes consigam realizar as atividades do dia a dia de melhor forma. Como a sua base são os movimentos do padrão motor, são abordados todos os movimentos fundamentais. Sendo assim, podemos afirmar que é a melhor forma de recuperar a função em ambiente de aula de grupo.

É importante referir que muitas vezes esta aula é dada como aula de HIIT (treino de alta intensidade), pela sua estrutura muito semelhante ao Treino Funcional. Não podemos confundir, a retirada do indivíduo da zona de conforto e aumentar os níveis base do movimento humano, com uma aula em que o objetivo é um gasto calórico elevado por via de um treino de alta intensidade.

A alimentação coloca-se como algo que não podemos descurar, é um dos pilares base do treino, sem treino não há gasto calórico e sem uma boa alimentação não conseguimos fazer um bom treino. O apoio de quem não consegue fazer uma alimentação regrada é fundamental para melhorar a saúde. Cabe ao nutricionista esta tarefa, como especialista em nutrição só ele deve prescrever planos alimentares individuais, ninguém gostaria de “mandar compor o carro numa padaria”.

Em muitas situações, deparamo-nos com a necessidade de utilizar o treino individualizado (Personal Training) como forma de obter resultados mais exigentes num espaço de tempo mais curto. Este apoio individualizado, carece sempre de uma avaliação minuciosa do estado do praticante, para o realizar “de um fato à medida” em termos de prescrição de treino físico.

O Personal Trainer, orienta permanentemente o praticante para a optimização do treino, corrige em tempo real a execução das tarefas desenhadas no treino e motiva constantemente para que não haja desvios para atingir os objetivos.

A informação está disponível para todos em todo o lado, cabe-nos a escolha da melhor informação para sabermos mais sobre as boas práticas do exercício físico.

Bons Treinos!!!

 

Bruno Bastos

Técnico Especialista em Exercício Físico

 


OFERTA TREINO EXPERIMENTAL