A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA NOS RESULTADOS DO SEU TREINO

Antes de iniciarmos a prática do exercício físico, existe um momento crucial e decisivo para iniciarmos os nossos treinos em segurança e para obter os resultados pretendidos. A qualquer pessoa que se inscreva num ginásio, é-lhe sugerido que faça uma avaliação física com um profissional. No entanto ainda existem muitas dúvidas sobre a importância e necessidade deste serviço.
null
A importância da avaliação física nos resultados do seu treino
A avaliação inicial consiste numa recolha de dados sobre a composição corporal (peso, IMC, percentagem de massa gorda e percentagem de massa muscular), estilo de vida e experiência de treino, patologias cardíacas e pulmonares, problemas articulares ou musculares e, ainda, sobre os objetivos do treino da pessoa em questão. Esta recolha, a que damos o nome de anamnese, é uma fase fundamental para o profissional conhecer a pessoa, a fim de fazer uma prescrição de treino adequada. Simultaneamente é feita uma avaliação da pressão arterial, da aptidão cardiorespiratória e força/resistência muscular e, ainda, são feitos testes de flexibilidade e avaliação postural. Passando estas etapas, o profissional dispõe de informação suficiente para iniciar a prescrição de um plano de treino eficaz e seguro.

PORQUE É IMPORTANTE ESTA AVALIAÇÃO?
Cada corpo funciona de forma diferente, possui necessidades diferentes e responde de forma diferente aos mesmos estímulos. Por esse motivo, o mesmo treino não tem o mesmo efeito em todas as pessoas. Não só porque depende do objetivo de cada um (aumento de massa muscular, perda de massa gorda ou ganhos de mobilidade), mas também porque depende do tipo de corpo, da condição física, gostos pessoais, número de treinos semanais e até do estado emocional de cada um (como é o caso do stress ou ansiedade). E é aqui que o profissional vai ter a oportunidade de periodizar um programa de treino específico, não só baseado nas necessidades individuais, mas também que vá ao encontro dos interesses e da realidade de cada um. O momento da avaliação é de extrema importância para se criar um ponto de partida, traçar metas, e gerar a motivação necessária para se iniciar um estilo de vida mais ativo e mais saudável.

JÁ TENHO EXPERIÊNCIA DE TREINO. PRECISO DE FAZER AVALIAÇÃO?
null
A importância da avaliação física nos resultados do seu treino
O nosso corpo está em constante mudança ao longo da vida. Estas mudanças, influenciadas pela idade, saúde, alimentação, rotina diária e hábitos, vão também influenciar as nossas necessidades de treino, por isso, será sempre pertinente uma nova avaliação. O ser humano é um ser de hábitos e adapta-se rapidamente a um determinado estímulo, o que por vezes se traduz numa estagnação dos resultados, e consequente desmotivação. A solução está em fazer uma nova avaliação, experimentar novos exercícios, novos movimentos, outra metodologia de treino, que só o profissional poderá indicar e assim provocar uma nova reação no corpo, saindo da sua zona de conforto.
Por vezes, é normal que praticantes com mais experiência criem posturas erradas nos exercícios que executam diariamente, para compensar alguma limitação a nível de força ou mobilidade que possam ter. Será uma mais valia um profissional ajudar na correção postural e tentar perceber como evitar que esses erros se repitam.

PRECISO DE REPETIR A AVALIAÇÃO DE TEMPOS A TEMPOS?

A importância da avaliação física nos resultados do seu treino
Sim! O sucesso e eficácia do treino estão, não só, na consistência e na regularidade da sua execução, mas também numa constante reavaliação dos resultados e reprogramação do plano de treino. Essa avaliação é fundamental para que sejam feitos os ajustes necessários ao treino, de acordo com a evolução e objetivos traçados na avaliação anterior. É importante variar os exercícios, a sua intensidade e a frequência do número de treinos ou o seu volume.

Caso os resultados não estejam a ser efetivos, é um momento essencial para perceber o que está a falhar e descobrir que mudanças são necessárias para alterar essa situação. No entanto, este momento não se deve apenas a uma análise de valores e números. É importante, para gerir as expectativas do aluno, entender que os resultados consistentes demoram tempo a tornarem-se visíveis. No entanto, verificam-se, seguramente, mudanças a nível de saúde e bem-estar, que podem observar-se de imediato (mais força, mais energia e até mais mobilidade).

In SAPOLIFESTYLE

O GENERATIONFITCENTER tem ao seu dispor uma aplicação (APP) que o ajuda a ter sempre presente o objectivo que definiu e concretizar os seus objectivos de forma mais eficiente. Os seus excelentes profissionais, especializados nas diferentes áreas de intervenção do exercício físico, orientam o seu treino de forma a garantir uma motivação constante. Primamos pela qualidade, sempre com o objectivo de melhorar a sua experiência na prática do exercício físico.


OFERTA TREINO EXPERIMENTAL